quarta-feira, 5 de agosto de 2020

VII CONGEAfro - Congresso sobre Gênero, Educação e Afrodescendência: afrodescendentes em narrativas cotidianas - Internacional CONGEAfro-Brasil/Moçambique


  • A mãe abre a janela da própria alma. O voo na imensidão é profundo. Ela sucumbe de vertigens na alegria do reencontro. Delira. Não, meu deus. Eu contava-te todas aquelas histórias de ninar, como qualquer pássaro espalhando sementes ao vento. É bom demais saber que a planta que semeou, germinou. Mas quando a árvore é grande demais também espanta.
    [...]
    Minha avó, minha mãe – diz Chivambo. Duas pedras basilares no edifício da vida. O que seria de mim sem a vossa existência?
    (Paulina Chiziane, in: “As Andorinhas”, 2017. p. 111-112).
  • O VII CONGEAfro - Congresso sobre gênero, educação, e afrodescendência: afrodescendentes em narrativas cotidianas, que acontecerá de 03 a 06 de novembro de 2020, é um congresso internacional que está sendo organizado entre Brasil e Moçambique, como continuidade ampliada de atividades organizadas pelo Núcleo de Estudos Roda Griô: Gênero, Educação e Afrodescendência, da Universidade Federal do Piauí e diferentes núcleos brasileiros (ver em Comitês). Nesta sétima edição centraremos esforços em problematizar as narrativas que temos, continuarmos elaborando sobre ser ou estar sendo africano e afrodescendente nos diferentes cotidianos com os quais nos envolvemos para ser gente em lugares e tempos diferentes. Essas ações no tempo nos identificam e nos fazem transformar o tempo todo, ao mesmo tempo em que acionamos nossas memórias para contar e recontar o que de mais belo estamos sendo decolonizadoras/es nas sendas perigosas do mundo (re)colonizado culturalmente. 
  • Acionando memórias de nós, através do subtema atual, revisitamos todos os outros subtemas trabalhados nos CONGEAfros anteriores: I   CONGEAfro: conquistas, experiências, desafios (dias 06-07-08 de novembro de 2013); II  CONGEAfro: orgulho de ser afrodescendente - lugares e identidades (dias 03-04-05-06 de novembro de 2015); III CONGEAfro: direito de ser nas relações de poder (dias 09-10-11 de novembro de 2016); IV CONGEAfro: descolonialidades e cosmovisões (dias 07-08-09 de novembro de 2017); V  CONGEAfro: justiças social e epistêmica na Década dos Povos Afrodescendentes (dias 05-06-07-08-09 de novembro de 2018); e VI CONGEAfro: políticas públicas e diversidade - quem precisa de identidade (dias 06-07-08 de novembro de 2019). Durante todo esse percurso, nos espantamos, pois chegamos até aqui, como a mãe de Chivambo no conto “As Andorinhas” (CHIZIANE, 2017), como qualquer pássaro espalhando sementes, e a semente está se transformando em árvore frondosa que precisa ser vista, celebrada, e usada como apoio para fazer germinar mais sementes.
  • As narrativas como linguagens dinâmicas-flexíveis, são potentes maneiras de experienciarmos as nossas próprias histórias, reconhecermos conquistas-vitórias, renovarmos o fôlego para enfrentarmos novos desafios e procurarmos novas oportunidades de conquistas de: presenças, direitos, epistemologias, políticas, educações, cosmovisões, identidades, visibilidades, subjetividades. Desta maneira, as atividades e os modos das rodas de conversas serão reforçados através de: outras mídias, mesas redondas, comunicações orais, minicursos, oficinas e pôsteres durante o evento, tendo como propósito basilar, o aprender-ensinar coletivamente para sermos mais pessoas, mais GENTE. 
  • Estamos enfrentando uma pandemia, a do novo Corona Vírus, desde março de 2020. Se formos pesquisar um pouquinho só sobre as populações e grupos mais prejudicadas encontraremos, especialmente no Brasil, os afrodescendentes nesse grupo. No Piauí já somos mais de 80% da população. Em Moçambique e em outras partes do mundo a realidade não é tão diferente. As narrativas colonialistas nos trouxeram grandes epidemias e sofrimentos. Como então narrar nossas experiências conscientes destas realidades, mas trazendo as nossas criações, enfrentamentos, potencialidades, forças, docilidades e solidariedades entre nós? Muitas perguntas e respostas podem surgir.
    • Quando as pessoas interessadas numa questão conversarem entre si, cada uma se torna mais sábia, mais poderosa”.  (Provérbio dos Mende de Serra Leoa, África Ocidental).
    • Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Educação e Afrodescendência - Roda Griô-GEAfro.

  • Faça sua inscrição gratuita no site da Universidade Federal do Piauí em SIGAA/UFPI.

    Instruções:

    Para quem não é servidor, discente ou docente da UFPI: você deve ir em: SIGAA/UFPI, colar o nome VII CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA: AFRODESCENDENTES EM NARRATIVAS COTIDIANAS em "Título da Ação" e clicar em "Buscar". Clique no nome do evento logo abaixo e veja as informações. Logo abaixo clique na seguinte frase: "Clique aqui para fazer sua Inscrição". Você será direcionado para uma página onde irá colocar E-mail e Senha. Se não for cadastrado ainda, clique em "Ainda não possuo Cadastro". Faça seu cadastro e depois, retorne para fazer sua inscrição.

    Caso seja Estrangeiro marque no início do Cadastro. Em "Passaporte" coloque um número que lhe identifique, caso não possua passaporte. Em "CEP" ponha um número que identifique o lugar onde mora e complete o seu endereço. Em "UF" deixe a palavra Piauí, em "Município" deixe a palavra Teresina. Após terminar o cadastro, acesse seu E-mail, confirme seu cadastro e tente fazer sua inscrição voltando ao processo já explicado acima.

    Para quem é servidor, discente ou docente da UFPI: você deve ir na sua página e fazer sua inscrição clicando em: Ações de Extensão - Inscrições On-line - Inscrever-se em Ações de Extensão. Procure por VII CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA: AFRODESCENDENTES EM NARRATIVAS COTIDIANAS. 

Inscrição Gratuita

01 de agosto até 30 de setembro:
Inscrições com trabalho, envio de Resumos.

Enviar somente Título, Autor(es) - 2 no máximo, Resumo e Palavras-chave.

No seu Resumo, identifique a Roda Temática e a Modalidade que você escolheu.
Rodas Temáticas:

RODA TEMÁTICA 1 – GÊNERO: AFRODESCENDENTE EM NARRATIVAS COTIDIANAS;

RODA TEMÁTICA 2 – EDUCAÇÃO: AFRODESCENDENTE EM NARRATIVAS COTIDIANAS;

RODA TEMÁTICA 3 – AFRODESCENDÊNCIA: AFRODESCENDENTE EM NARRATIVAS COTIDIANAS

Modalidades: 
Mídias (fotos, vídeos, áudios, etc.); 
Oficinas (com Crianças ou Adolescentes - descrever no resumo); 
Minicursos (Socializações de Aprendizagens); 
Pôsteres (para quem deseja apresentar o resumo de sua pesquisa em banner); 
Comunicações Orais (para quem vai apresentar sua pesquisa em Rodas de Conversas).

No caso das Mídias (envie o seu resumo pelo SIGAA/UFPI), e, se não conseguir enviar o seu arquivo da mídia no SIGAA, envie para o E-mail: viicongeafro2020@gmail.com. Se identifique no email com o seu nome completo - usado na inscrição.

No caso de inscrições com dois trabalhos (2 Resumos), caso não consiga enviar o segundo Resumo pelo SIGAA/UFPI, envie para o E-mail: viicongeafro2020@gmail.com. Se identifique no email com o seu nome completo - usado na inscrição.


24 de julho até 31 de outubro:

Inscrições como Ouvintes (participantes sem trabalho receberão certificados de participação).

Objetivo Geral do VII CONGEAfro: Ser sendo, desenvolvendo narrativas que trabalhem os sucessos, os protagonismos, as esperanças, as fraternidades, sororidades, e conquistas diversas de afrodescendentes nos seus diferentes cotidianos, problematizando com vistas de compreender-combater os racismos, as violências, as discriminações, as hegemonias, as hierarquizações epistêmicas e sociais em geral.

Objetivos Específicos: 

- Visibilizar conhecimentos e debates como narrativas potentes para superação dos desafios que afligem a população brasileira, que já somam mais de 70% de afrodescendentes só em Teresina-PI.

- Disseminar experiências e ampliar práticas educativas que incitam o bem viver nos afazeres sociais, epistêmicos, culturais, dentre outras vivências-relações humanas.

Postagem em destaque

Registro fotográfico do V CONGEAfro (2018). Fonte: Arquivos Roda Griô, 2023. Reprodução do Roteiro-Guia do encontro do Núcleo de Estudos e P...