domingo, 17 de outubro de 2021

 

https://viiicongeafro.wixsite.com/2021 - Cartaz: FBS, 2021.




TABONO

Remo.

Símbolo de força, confiança e persistência.

(NASCIMENTO & GÁ, 2009, p.144-145).

Cara(o) Griô,           

É com o desejo do encontro e da partilha de experiências que chamamos você para participar do VIII CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA: ESPERANÇAR EM CRISES HISTÓRICAS – dias 10, 11 e 12 de novembro de 2021, de maneira on-line – para dialogar-ensinar-aprender sobre/com nossas narrativas, que trabalhem criatividades, sucessos, protagonismos, fraternidades, sororidades, forças, confianças, persistências e conquistas diversas, como maneiras de esperançar de afrodescendentes nos seus diferentes cotidianos, problematizando racismos, machismos, discriminações, violências, hegemonias, hierarquizações epistêmicas e sociais em geral.

Este ano, na oitava edição, pedimos inspiração ao ideograma tabono, uma das letras/símbolos ou adinkra do povo aká de Gana, mais especificamente, para pensar/sentir o esperançar diante dos eventos mundiais desde março do ano passado, em particular sobre a doença provocada pelo Novo Coronavírus, a Covid-19, e das crises que já enfrentamos com êxito silencioso como povos historicamente e criativamente com força, confiança e persistência. Esperançar, nutridas/os por “força, confiança e persistência” históricas é o nosso modo de incentivar pensamentos positivos – atividades construtivas – consequências existenciais de afirmação das existências particulares dos povos afrodescendentes dos continentes e das diásporas. 

Te convidamos também para passear pelo nosso site: https://viiicongeafro.wixsite.com/2021. E, ao decidir participar, queremos te dizer que estaremos muito alegres por sua companhia neste congresso. Aproveite para preparar o seu resumo e apresentar em uma das modalidades que teremos este ano.

Axé!

Coordenação do VIII CONGEAfro: esperançar em crises históricas.

 

Referência:

NASCIMENTO, Elisa Larkin & GÁ, Luiz Carlos. (Orgs.). Adinkra: sabedoria em símbolos africanos. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.


Postagem em destaque

Registro fotográfico do V CONGEAfro (2018). Fonte: Arquivos Roda Griô, 2023. Reprodução do Roteiro-Guia do encontro do Núcleo de Estudos e P...