domingo, 22 de março de 2015

Texto "Roda Griô [...]" publicado na Revista Plures - sobre Educação

Roda Griô - conquistas, experiências e desafios


RODA GRIÔ - CONQUISTAS, EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS: APRENDER COM O APREENDER FAZENDO.
WHEEL GRIÔ - ACHIEVEMENTS, CHALLENGES AND EXPERIENCE: LEARNING WITH LEARNING BY DOING.
Francis Musa Boakari
Raimunda Nonata da Silva Machado
Francilene Brito da Silva

Resumo: Relatamos aqui o processo de constituição do Núcleo de Estudos Roda Griô-GEAfro: Gênero, Educação e Afrodescendência. Destacamos sua metodologia de ação, na perspectiva da descolonialidade, cosmovisão de autoafimação, com abordagem qualitativa de análise documental, compilando atividades acadêmicas realizadas no período de 2010 a 2013. Valorizando as tradições dos Griôs da África ocidental e sustentando-se em autores como Bondía (2002), Mignolo (2003) e Santos (2010), apresentamos contribuições desse Núcleo na construção de saberes de gênero e afrodescendência, por meio de produções de monografias, dissertações, teses, artigos e eventos científicos, dentre outros, e nas educações escolar e social, pela trama e urdidura dos diálogos, em que as vozes subalternizadas são evidenciadas com ênfase no recurso da oralidade em contações de histórias.
Palavras-chave: Roda Griô. Trajetória. Experiências. Saberes.

Abstract: This experience report relates to the activities that led to the founding of the Research Group, Roda Griô-GEAfro: gender, education and African descendency, in the Foundations Department at the Federal University of Piauí. We highlight the discolonization methodology, a world view of self-afirmation within a qualitative approach, through documental analyses and accounts of events from 2010-2013. Special recognition is given to the traditions of West African Griots with help from writers like Bondía (2002), Mignolo (2003) and Santos (2010) who help elucidate contributions of the Group in terms of (a) knowledge about gender and afrodescendence from final student reports, theses, dissertations, journal articles, organizing scientific events, other such products, and (b) schooling and social education through dialogues that discuss themes and specific problems related so as oppressed and underrated voices have their day and hour through story telling and listening to experiential reports.
Keywords: Roda Griô. Trajectory. Experiences. Knowledge contents.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Registro fotográfico do V CONGEAfro (2018). Fonte: Arquivos Roda Griô, 2023. Reprodução do Roteiro-Guia do encontro do Núcleo de Estudos e P...