Um modelo de estudo de caso etnográfico está sendo utilizado neste estudo. Este está provendo dados ricos de como as mulheres brasileiras de origem africana vêem suas oportunidades e desafios educacionais. Acredita-se que suas perspectivas e opiniões, as quais influenciam o sentido dado a estas situações, determinam as estratégias empregadas para obter o sucesso desejado. Como um estudo qualitativo, com características predominantemente exploratórias pela natureza complexa dos sujeitos sociais, estão sendo coletadas informações que servirão de base para análises mais detalhadas tanto sobre configurações intergeracionais de racismo e da situação de mulheres de origem africana em geral.
Por causa das questões postas, a abordagem qualitativa daria mais possibilidades para coletar os dados mais adequados e empregar as técnicas de análise de dados mais adequadas para conseguir compreender a sociedade brasileira cada vez um pouco mais. No caso atual, informações de mulheres que compõem as mais sub-representadas da sociedade brasileira, oferecerão as pistas mais esclarecedoras sobre o funcionamento desta mesma. A pesquisa qualitativa servirá de meio mais propício para esta finalidade por causa de sua flexibilidade que melhor suportaria questões que surgem numa investigação sobre as desigualdades sociais numa sociedade contemporânea (BOAKARI, 2010; CRESWELL, 2007; DENZIN & LINCOLN, 1998).
Pesquisas qualitativas, com raízes em movimentos de cunho fenomenológico como estudos culturais e estudos interpretativos, são basicamente tentativas de descobrir o sentido que agentes sociais atribuem ao fenômeno baseado em sua visão de mundo, seus interesses, suas experiências e os seus contextos sociais (LEEDY & ORMROD, 2005). Esta orientação é adequada para o estudo que estou propono uma vez que vou depender de entrevistas, observações, documentos históricos e análise-interpretação de respostas de mulheres brasileiras afrodescendentes sobre o “mundo” que é delas. Para se aproximar deste mundo, estas mulheres, como sujeitos centrais, precisariam apresentar os elementos viabilizadores deste processo de compreensão da realidade da outra.
Estudos qualitativos, especialmente quando se usa dados de um número limitado de participantes, como neste presente trabalho, produz resultados que não podem ser generalizados. Entretanto, uma vez que o objetivo básico aqui é entender os fenômenos raça e gênero numa sociedade multi-racial/étnica, fatores que não foram muito pesquisados, um modelo de pesquisa qualitativa, como sugere Creswell (2007), é um que oferece mais vantagens. Ao mesmo tempo, uma pesquisa qualitativa bem desenvolvida sempre serviria de ponto de partida para outras investigações. Descrições detalhadas de como os participantes se comportam em certos contextos, sua linguagem e crenças/atitudes são necessárias nesta situação. A abordagem metodológica consiste na imersão na vida das participantes através de observações e entrevistas, estabelecendo relações com elas enquanto consciente do papel como interprete da realidade social da qual pertenço parcialmente como descendente de africanos.
Um protocolo de entrevista semi-estruturada (Anexo A) servirá de guia para as entrevistas. Serão coletados dados de cerca de 20 mulheres afrodescendentes brasileiras, recrutadas como voluntárias (Anexo B - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE ESCLARECIDO e ficha para ser assinada).
Atenção especial será dada às suas experiências e como diferentes fatores lhes afetaram. Mais 10 participantes serão entrevistadas num outro período a fim de melhor aprofundar as questões e discussões. Durante o período das ferias universitárias, a coleta de dados será intensificada através de entrevistas individuais e discussões de um grupo focal.
Para coletar as informações, anotações de campo e audio-gravações serão empregadas. Estas técnicas confirmarão informações coletadas e permitir melhor integração e INTEGRALIZAÇÃO dos dados. Da mesma forma, estas estratégias vão ajudar nas transcrição, organização, análise, e interpretação dos dados. Será desenvolvida uma triangulação de dados através da checagem pelas participantes, entrecruzamento das informações, reflexões críticas e discussões envolvendo bolsistas, no decorrer do estudo. (Veja cronograma de execução que pode ser modificado se necessário).
Esperamos poder contar com bolsistas de iniciação científica e mestrandas do PPGED.
As discussões giram em torno das nossas afrodescendências na sociedade brasileira bem como das questões de gênero e educação. Como enfrentar as marginalização e exclusão permanentes desta sociedade com raízes colonizadoras-racistas?
terça-feira, 14 de setembro de 2010
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