terça-feira, 14 de setembro de 2010

RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS

Os desafios encontrados pelos grupos sub-representados nas suas interações com as instituições continuam enormes. A natureza complexa destas instâncias e agências sociais, os indivíduos que as fazem funcionar, o interesse dos grupos (elites e dominantes) que elas representam e as recompensas em jogo somente adicionam mais elementos complexos no que diz respeito às tentativas de resiliência; esforços para superar as barreiras sociais de modo consistente é também complexa e multi-facetada. Como consequência, nenhuma investigação nos dará todas as informações que necessitamos para uma boa compreensão da sociedade enquanto procuramos desenvolver estrategias eficientes para enfrentar problemas de práticas de desigualdade e discriminação.
Neste sentido, os resultados deste estudo vão ampliar e adicionar outras perspectivas às informações existentes não somente sobre as práticas discriminatórias e excludente numa sociedade como a brasileira, mas também, oferecer dicas sobre as estrategias que sujeitos sociais, como as mulheres afrodescendentes, empregam para chegar ao sucesso neste contexto sócio-histórico.
Outra importância das informações advindas do estudo é sua natureza intergeracional. Analisar questões de raça e gênero numa abordagem histórica como está sendo proposta aqui, poderá trazer mais esclarecimentos sobre estes problemas. As mudanças que têm acontecidas poderiam ser colocadas no quadro geral do progresso democrático do país. Da mesma forma, os discursos de transformações que não mudam nada, ou somente trazem poucas modificações significativas, serão descobertos. Neste mesmo sentido, os resultados do estudo em questão poderiam demonstrar a maneira como as pessoas, especialmente as vítimas das discriminações, entendem e tratam alguns dos problemas que enfrentam ao tratar com as instituições e alguns indivíduos significantes do seu cotidiano.
Pesquisadores do campo de estudos sobre raça e gênero serão enriquecidos pelas experiências disseminadas depois da pesquisa. Um maior entendimento de como as mudanças históricas e políticas influenciam os fatores sociais será possível. Outras dimensões da investigação serão muito importantes porque estas buscas normalmente produzem informações úteis para pesquisas em diversos campos.
Considerando que o estudo é um dos poucos nesta área, focalizando interações entre diversos elementos, particularmente raça e gênero, possibilitará outras pesquisas da mesma linha. Ao mesmo tempo, a realização desta investigação poderia servir de base para estudos semelhantes com até mais formas criativas de analisar as questões de raça e gênero neste diversificado mundo globalizado de hoje. Como os fatores de raça e gênero interagem numa sociedade multi-racial precisa ser mais pesquisada por causa dos constantes discursos de modernização e democratização acontecendo no Brasil. Esta pesquisa é tentativa nesta direção de realizar estudos que potencializam o desenvolvimento contínuo de cidadãs e cidadãos brasileiras(os) por causa de suas repercussões sociais.
Este projeto e os resultados sendo colhidos servem de incentivo-base para tratar, não somente das questões em relação às “Cotas para a População Negra”, mas também, da implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 referentes à incorporação do ensino das Histórias Africana e Culturas Afro-Brasileira e Indígena. As implicações históricas e contemporâneas destes fatores novos no tratamento dos afrodescendentes e das diversidades no Brasil parecem apontar caminhos para um outro país.
De um modo sucinto, este estudo (resultados e conclusões) vai fazer contribuições valiósas em fornecer informações relevantes para elaboração-desenvolvimento de políticas públicas que atendam às reais necessidades do povo; políticas e práticas que visem atender aos anseios das mais marginalizadas da sociedade brasileira; os impactos sociais chegando às mais excluídas. No campo da educação escolar, esta investigação fornece não somente informações importantes para desenvolvimento de currículos que atendam a população brasileira, mas acima de tudo, apoiar em fazer a educação escolar que o país realmente precisa para este século XXI; os impactos acadêmicos. Seguindo esta mesma linha de pensamento, a escola brasileira que realmente representa e incorpora a essência da diversidade brasileira, teria melhores condições para ajudar na educação de suas cidadãs e de seus cidadãos quem assim, participariam significativamente nas vidas sociais, econômicas, políticas e culturais do Brasil.

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