1. Já fizemos uma Pesquisa Exploratória: foram entrevistadas mulheres com o perfil datado dos anos 90 em diante, mas os dados sobre os períodos e os níveis de escolarização estão todos misturados;
2. Seria melhor, agora, fazermos entrevistas e análises visando os níveis de escolarização nos períodos de 1990 aos dias atuais;
3. Os dados mais antigos não foram lembrados pelas entrevistadas. Isso nos reporta para algumas indagações: "o não dito" significa o quê? Elas não querem lembrar? Não querem falar? Não o quê???? Qual ou quais os esforços que estamos fazendo para adquirir os dados relevantes entre os anos 60-80, 80-90 e 90 aos dias atuais?
4. Estratégias a serem utilizadas agora:
Ler os relatórios das entrevistas;
Ler textos da bibliografia para interpretação desses relatos;
Entrevistar as sujeitas focalizando os 1°. 2° e 3° níveis do ensino a partir dos anos 90;
Procurar dados oficiais (do PNAD/IBGE, DIEESE,INEP,CAPES,FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS,IPEA,CÁRITAS,FLORA ISABEL, ROSÁRIO BEZERRA, ETC.)
5. Taise ficou responsável para procurar informações sobre o XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFPI;
6. Francilene ficou de organizar o blog.
Teresina 14/09/2010.
As discussões giram em torno das nossas afrodescendências na sociedade brasileira bem como das questões de gênero e educação. Como enfrentar as marginalização e exclusão permanentes desta sociedade com raízes colonizadoras-racistas?
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